Páginas

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Bookeando #04 - Os 13 Porquês


Título: Os 13 Porquês
Série: ---
Autor: Jay Asher
Ano: 2009
Editora: Ática
Nota: 5/5

Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.




************************************************************************************************************************************

E aí? Bora bookear?

Como você se sentiria ao descobrir que é uma das razões da morte de uma garota do seu colégio? Observação, a garota por quem você era apaixonado.

Para Clay é impossível descrever essa sensação. Por que ele recebeu aquelas fitas? Fitas feitas por Hannah Baker, nelas, ela narra seus últimos dias de vida e esclarece os motivos - 13 ao todo - que  a levaram a si matar. Quem as recebê-las é culpado, quando terminá-las de ouvi-las deve passar para próxima pessoa da lista. Aviso! A corrente não deve ser quebrada se não todos da escola saberão que você é um "assassino".

Logo de cara já sabemos que Hannnah está morta. Não há como voltar atrás. A todo momento tenho que recorrer a esse pensamento, pois me apeguei muito a personagem e queria que uma reviravolta acontecesse  e trouxesse ela de volta, mas não, ela está morta e pronto. Clay também teve que se contentar com isso. E enquanto caminhava pela cidade escutando as fitas ele percebe que apenas achava que conhecia Hannah, mas ela era mais complicada e escondia segredos.

Algumas pessoas podem achar as razões da Hannah se matar banais, mas não são. Uma pequena atitude maldosa nossa pode ser grande aos olhos do outro e ter um efeito bola de neve (quando lerem o livro entenderão). E quando queremos estragar a vida de alguém não tem como escolher estragar apenas um momento.

O autor tem uma escrita suave e envolvente que faz o leitor mergulhar no livro e sentir tudo o que Clay está sentindo - confusão, culpa, arrependimento, assim como Hannah, todos seus medos, desesperos, tristezas e pensamentos. 

Suicídio é um assunto complicado. Há aqueles que julgam e condenam quem toma tal decisão, mas quem somos nós para julgar? Jay não defende nem condena o suicídio, ele só quer deixar o leitor mais vigilante em relação as suas atitudes, por esse motivo que ele não faz uma descrição milimétrica da Hannah pois ele quer que nós a identifique em alguém ou se identifique com ela.

Os 13 Porquês não é um livro muito conhecido, mas promete se tornar um fenômeno, logo que, a Netflix irá transformar a obra numa minisérie com Selena Gomez.


"Mas você foi a pessoa que tirou tudo isso de mim. Bom... nem tudo. - A voz dela treme - Mas tirou o que havia sobrado. - Hannah"