Páginas

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Filme vs. Livro #03 - Como Água Para Chocolate

Série: ---
Autor: Laura Esquivel
Ano: 2001
Editora: Martins Fontes
Nota: 5/5


Ano: 1992
Gênero: Drama, Romance
Diretor: Alfonso Arau
Nacionalidade: México
Nota: 5/5
Música: Estrellita - Manuel Ponce






Sinopse: Tita nasceu na cozinha do rancho de sua família, quando sua mãe estava cortando cebolas. Logo em seguida seu pai morre de um ataque cardíaco fulminante, por ter sua paternidade questionada. Com isso Tita é vítima de uma tradição local, que diz que a filha mais nova não pode se casar para que cuide da mãe até sua morte. Ao crescer Tita se apaixona por Pedro Muzquiz, que deseja se casar com ela. Sua mãe veta o matrimônio, devido à tradição, e sugere que ele se case com Rosaura, a irmã dois anos mais velha de Tita. Pedro aceita, pois apenas assim poderá estar perto de Tita. 


Escolhi esse livro porque o titulo me atraiu além de que havia lido em outro livro sobre ele. Para mim foi um desafio pois não é fácil uma pessoa acostuma a ler livros mais modernos ler algo tao diferente e pior tive que interromper minha leitura de O trone de fogo tudo em pro do blog. Contudo, pensei que seria uma leitura cansativa,confesso que no começo passei mais de 3 dias sem nem tocar nele,porem assim que o abri me encantei não só pelo jeito da autora narrar a história mas pelo fato de envolver culinária(meus aplausos a Laura Esquivel). Alguns podem achar a leitura um tanto complicada devido as receitas mas é só ler com atenção e aproveitar cada pagina.Como uma deliciosa sobremesa. 
    
A história se passa em uma época de revoluções e de bons costumes e tradições as quais condenaram a pobre Tita a nunca poder se casar pois terá que cuidar de sua Mama Elena (acho que é irmã da Malévola) ate a sua morte. Isso até poderia da certo se ela não tivesse se apaixonado por Pedro,o qual teve que se casar com Rosaura(Irma de Tita)com o intuito de ficar perto de sua amada. Ninguém merece ter que abrir mão do seu amor e ainda por cima morar junto dele na mesma casa.Para fugir dessa realidade Tita se perde em suas receitas as quais cada uma delas traz o sentimento em que a nossa protagonista esta passando.Contém cenas engraçadas de sua irmã mais nova, Gestrudis. E algumas bem safadinhas. O  que deixou a desejar foi Pedro,não consegui vê esse amor todo que ele sentia por ela e tudo muda quando surgi o Dr.Jonh,um concorrente do coraçao de Tita. Mas isso não tira o fato do quão temperado é o livro tem de tudo amor,suspense,drama e uma pitadinha de sobrenatural.Apesar do livro se passar em pouco mais de 22 anos ele é curto mas recheado de cenas marcantes nao é atoa que virou filme e até hoje é um clássico da literatura mexicana.E lembre-se leia primeiro e depois assista.

Trailer: