Páginas

quarta-feira, 16 de março de 2016

Filme vs. Livro #04 - Porto Seguro

Série: ---
Autor: Nicholas Sparks
Ano: 2012
Editora: Novo conceito
Nota: 3 / 5


Ano: 2013
Gênero: Drama, Romance
Diretor: Lasse Hallstrom
Nacionalidade: EUA
Nota: 2,5 / 5
Música: Go Your Own Way - Fleetwood Mac












Sinopse: Quando uma misteriosa mulher chamada Katie se muda para a pequena cidade de Southport, Carolina do Sul, seus novos vizinhos começam a levantar questões sobre seu passado. Bela e discreta, ela evita qualquer tipo de laço pessoal com os outros habitantes da região até que conhece o charmoso Alex, um homem gentil, viúvo e pai de dois filhos, e a sincera Jo, que se torna sua amiga. Katie começa a se interessar por Alex e se sente cada vez mais afeiçoada a ele e sua família. Ela acaba se apaixonando mas um segredo de seu passado a impede de ser plenamente feliz.


Katie está fugindo do seu passado. Não se sabe ao certo o que ela fez, mas a polícia está atrás da garota. A cena inicial do filme é ela correndo e entrando num ônibus sem um destino certo. Ela acaba na pequena cidade de Southporth. Idílica, linda, minúscula, com muito verde, pântano e mar, é o local ideal para recomeçar a vida. Logo conhece a sua vizinha bisbilhoteira Jo, de quem se torna amiga  e o dono do supermercado local, Alex , um viúvo com dois filhos pequenos que faz tudo pelas crianças. Ele e Katie começam um relacionamento intenso, mas sempre há a sombra do passado da garota.

Há diferenças sutis entre o livro e o filme, eles mudaram alguns nomes, uma passagem ou outra. Como por exemplo, a forma que Alex descobre sobre o passado de Katie. No livro, logo no começo, você já sabe porque ela está fugindo diferente do filme que lhe deixa curioso para saber qual o segredo da personagem.

Esse foi um dos livros de Nicholas Sparks que mais gostei, pois ele foge um pouco dos clichês por colocar suspense na trama, além de um assunto muito delicado, que Nicholas retratou muito bem,  principalmente no livro, pois o autor faz descrições minuciosas. A nossa personagem principal, é um retrato de uma dura realidade. 


O romance entre Alex e Katie é leve, apesar de que em alguns momentos tenha parecido rápido demais, pois há um foco maior na situação delicada que o livro aborda, então não tem tempo para ter os altos e baixos da relação. 

Acharam o cenário ideal para um filme tão doce. Olhando a praia, as árvores do local, o caminho que Katie e Jo pegam para ir para casa, o pântano onde Katie e Alex fazem canoagem, tudo isso dá uma vontade imensa de largar tudo e ir morar num lugar desses. O título do livro/filme não poderia ser mais perfeito. 


TraiLer: