Páginas

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Cinemando #05 - Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Ano: 2014
Gênero: Drama, Romance
Diretor: Daniel Ribeiro
Nacionalidade: Brasil
Nota: 5/5
Música: Vaga-lumes Cegos - Cícero

Sinopse: Leonardo, um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel chega na cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade. 


E aí? Bora cinemar?


  É sempre difícil falar sobre um filme que gostamos logo de cara, mas vamos lá. O filme que me conquistou foi “Hoje eu quero voltar sozinho” de Daniel Ribeiro. Apaixonei-me por ele, não sei se foi pela sua simplicidade ou pelo fato de ser fascinado por dramas adolescentes, afinal quem nunca passou por essa porta. De início percebemos um triângulo amoroso entre Leo, Giovanna e Gabriel o qual não teve muito espaço para se desenvolver tornando a historia somente centrada na descoberta da sexualidade de Leo e em seus problemas devido à cegueira, a qual trata com muita naturalidade.
  O filme se encaixa na minha lista de “Filmes de Outono“, pois lembra-me muito essa época por ser leve e romântico ótimo para assistir só, como foi o meu caso ou acompanhado embaixo de um coberto com pipoca. A história se desenvolve de um jeito tão simplório que quando termina você nem percebe e fica esperando mais. Gostei da proposta do diretor de deixar o filme com essa delicadeza. 
  Para quem não sabe o filme na verdade era um curta lançado em 2010 no festival de Berlim onde foi aplaudido de  e com vários prêmios conquistados. E os atores sem dúvida foram excepcionais dando início a uma carreira brilhante com destaque em Guilherme Lobo (Léo). Em comparação ao filme o final do curta é bem melhor, pois te deixa com aquele gostinho de limão na boca, é bom, mas é azedo. Para entender o que estou dizendo uma dica: assista. Link do curta aqui.


Trailer: