Páginas

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Bookeando #06 - Quatro, Histórias da Série Divergente

Título: Quatro, Histórias da Série Divergente
Série: Divergente #0.1 - 0.4
Autor(a): Veronica Roth
Ano: 2014
Editora: Rocco
Nota: 5/5


Sinopse: Reunindo quatro histórias da série Divergente contadas da perspectiva do personagem Tobias, e três cenas exclusivas, Quatro Histórias da série Divergente oferece aos fãs da saga criada por Veronica Roth a chance de conhecer melhor a personalidade de um personagem fascinante e complexo e a chance de mergulhar mais fundo na sociedade dividida em facções criada pela autora. 





************************************************************************************************************************************

E aí? Bora bookear?

Primeiramente, gostei do trocadilho do livro “Quatro – Histórias da Série Divergente”, se tratando de quatro contos contados pela perspectiva de Quatro, sendo estes: A Transferência, A Iniciação, O Filho e O Traidor, neste contamos com a presença de Tris, além de três cenas excluídas do livro Divergente.

Nos contos voltamos um pouco no tempo para quando Tobias Eaton ainda pertencia à sua antiga facção, Abnegação. Temos um vislumbre de como era o relacionamento de Tobias com seu pai, antes de ir para a Audácia. Vemos como surge a breve amizade entre ele e seu instrutor Amah, que por meio dele descobre ser um divergente. Descobrimos como ele conheceu seu rival Eric, como o ataque da Erudição as outras facções tomou forma e, claro, como surge seus sentimentos em relação a Tris.

A narrativa de Veronica Roth é maravilhosa. Com o livro mergulhamos na cabeça de Quatro, conhecemos mais sobre sua vida, passado e pensamentos. E percebemos como ele é bem diferente do que conhecemos, ele é inseguro e incapaz de confrontar Marcus.

O único defeito do livro é ele ser curto, por mim Quatro seria mais um livro completo e não uma coleção de contos, mas deu para matar a saudade. Com certeza um livro que todo fã da série deveria ler. Vale lembrar que o terceiro filme da franquia intitulado Convergente, estreia dia 17 de Março desse ano.

"Não sei se a coragem é algo que adquirimos com a idade, como a sabedoria, mas talvez aqui, na Audácia, a coragem seja a forma mais alta de sabedoria, com reconhecimento de que a vida pode e deve ser vivida sem medo." - Quatro